Panathinaikos FC

Clube grego de futebol, o Panathinaikos Futebol Clube foi fundado em 1908, em Atenas, capital da Grécia.
Três anos mais tarde, ganhou o primeiro título do seu historial, ao vencer o primeiro campeonato da história do futebol grego.
Em 1940 a equipa ateniense venceu pela primeira vez a Taça da Grécia, batendo na final o Aris de Salónica por 3-1.
Apenas em 1959/60 foi instituída a 1.ª Divisão grega e logo nessa temporada o Panathinaikos venceu o campeonato, feito que repetiu nas quatro épocas seguintes. Na temporada 1963/64, o clube de Atenas conseguiu triunfar no campeonato sem nunca ser derrotado.
Em 1970/71, o Panathinaikos conseguiu a sua maior proeza a nível europeu, ao atingir a final da Taça dos Campeões Europeus. No entanto, a equipa acabou por ser derrotada pelos holandeses do Ajax por 2-0, na final disputada no Estádio de Wembley, em Inglaterra. Apesar de derrotada, foi a equipa grega que representou a Europa na Taça Intercontinental, mas também aqui perdeu, no embate com os uruguaios do Nacional de Montevideu. A nível europeu, o Panathinaikos só por mais duas vezes esteve perto de repetir o feito de 1971, ao atingir as meias-finais em 1984, onde foi batido pelos ingleses do Liverpool, e em 1996, quando perdeu de novo com o Ajax.
Ao longo dos anos, o Panathinaikos foi repartindo os triunfos na Grécia com outro clube de Atenas, o Olympiacos, fomentando uma grande rivalidade entre os adeptos das duas equipas.
Em 2002/2003, o clube contou no seu plantel com a prestação de um jogador português, o médio Chaínho, contratado ao Saragoça, de Espanha.
Na época seguinte, o Panathinaikos, após sete anos sem vencer o campeonato, reconquistou o título, o 19.º do seu historial, com a equipa a ser treinada por Sergio Markarián. Na formação alinhava o defesa direito Seitaridis, que viria a ser contratado pelo FC Porto, e o defesa esquerdo Fyssas, contratado pelo Benfica. Ainda em 2004, o Panathinaikos conquistou a Taça da Grécia ao vencer a final frente ao Olympiacos por 3-1.
O Panathinaikos, apesar de ter um estádio próprio, o Apostolos Nikolaides, joga habitualmente no Estádio Olímpico de Atenas, tal como o seu rival Olympiacos.
Como referenciar: Porto Editora – Panathinaikos FC na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 06:50:55]. Disponível em