patinagem

A patinagem é uma atividade que implica um deslocamento, ou deslizar sobre uma superfície. Esta inclui diversas modalidades que tanto podem ser praticadas no gelo, com patins de lâmina, como também modalidades que se praticam sobre pavimento sintético, ou de madeira, com patins com rodas. Os principais desportos de patinagem sobre gelo são: a patinagem artística, as corridas de velocidade e o hóquei em gelo. Quanto aos desportos de patinagem sobre rodas, evidencia-se o hóquei em patins, em que Portugal se destaca internacionalmente pelos títulos alcançados
Os Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, foram os primeiros a contar com a patinagem no seu programa, pois a patinagem artística faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde essa edição. Esta consiste em descrever figuras, efetuar saltos, piruetas, etc. Pratica-se em três modalidades: individual, pares e dança. Tem exercícios obrigatórios (classificados segundo a elegância corporal, a amplitude, o desenho, o impulso e outros parâmetros) e livres (em que os patinadores estabelecem as passagens, as figuras e a música de acompanhamento). O hóquei sobre gelo surgiu neste evento só em 1920, em Antuérpia. Ambas as modalidades fazem, ainda hoje, parte do programa dos Jogos Olímpicos de inverno.
A primeira organização internacional de patinagem foi criada em 1895, que, em 1945, passou a chamar-se União Internacional de Patinagem (UIP). Historicamente, a patinagem sobre o gelo precedeu o surgimento dos patins com rodas, pois o invento dos patins de gelo foi uma necessidade do dia a dia nos países de clima mais frio. Só secundariamente a sua utilização se verificou no plano desportivo. Os patins de rodas, pelo contrário, têm unicamente uma função de recreio e desportiva.
A patinagem atingiu grande notoriedade, sobretudo entre as classes aristocráticas, durante a segunda metade do século XIX, tanto na Europa como nos Estados Unidos da América. Em Portugal, o primeiro recinto apropriado para a prática foi inaugurado em 1912.
A Federação Portuguesa de Patinagem é a entidade que regula as diversas modalidades de patinagem existentes no nosso país, onde se destaca o hóquei em patins.
Como referenciar: patinagem in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-22 17:49:48]. Disponível na Internet: