Patrick Duffy

Ator norte-americano, Patrick G. Duffy nasceu a 17 de março de 1949 em Townsend, Montana. Ainda adolescente, queria ser um atleta profissional, mas acabou por envolver-se no departamento de representação da escola secundária, o que o levou a frequentar o programa de ensino de atores profissionais na Universidade de Washington. Trabalhou depois como intérprete para membros de companhias de ballet e ópera e ensinou mímica e movimento. Nos anos 70, participou em peças de teatro e, mais tarde, mudou-se para Hollywood onde trabalhou como estafeta numa florista ao mesmo tempo que tinha pequenos papéis no cinema e na televisão: a sua estreia aconteceu no telefilme The Stranger Who Looks Like Me (1974) e Hurricane (1974).
Em 1977, conseguiu o papel de Mark Harris na série The Man from Atlantis (O Homem da Atlântida) e, no ano seguinte, encarnou a personagem de Bobby Ewing na série de sucesso Dallas, que lhe trouxe a fama e o reconhecimento internacional e que esteve em exibição durante 13 anos. Bobby é um dos filhos do clã Ewing, sensato e de bom coração, que rivaliza com o seu irmão J. R pelo controlo das empresas da família, criticando os seus métodos pouco ortodoxos de fazer negócios.
Em 1980, interpretou o Coronel Paul Tibbets no telefilme Enola Gay: The Men, the Mission, the Atomic Bomb. Experimentou a Sétima Arte em Vamping (Sedução Perversa, 1984), onde teve o papel principal. Ao longo da sua carreira, participou apenas em mais três filmes: Texas (1994), realizado por Richard Lang, baseado no livro de James Michener, passado no início do século XIX; fez de Cap, o cão, no filme Rusty: A Dog's Tale (1998), e a comédia Perfect Game (2000).
Duffy continuou ao longo dos anos a participar em séries e telefilmes e a fazer carreira no mundo televisivo. Em 1991, fez de Frank Lambert, um trabalhador da construção civil e pai solteiro de três filhos na série de comédia Step by Step até 1998, ano em que o programa foi cancelado. Participou depois em dois telefilmes sobre a saga da família Ewing: Dallas: J.R. Returns (1996) e Dallas: War of the Ewings (1998).
Como referenciar: Patrick Duffy in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 22:09:35]. Disponível na Internet: