Paul Nitze

Negociador e diplomata norte-americano, Paul Henry Nitze nasceu a 16 de janeiro de 1907, em Amherst, no estado do Massachusetts, e faleceu a 19 de outubro de 2004, em Washington, no seio de uma família aristocrata.
Decidiu estudar algo que pudesse ser importante para o desenvolvimento do mundo e licenciou-se em Economia na Universidade de Harvard. Completados os estudos, visitou a Alemanha. Um relatório que elaborou sobre a economia deste país acabou por levar a que fosse contratado por uma empresa financeira, alguns dias antes do crash da Bolsa de Valores de Wall Street, em Nova Iorque, de 24 de outubro 1929.
Apesar de ter uma carreira de sucesso, resolveu voltar a visitar a Alemanha, tendo ficado atemorizado com que o viu na época do regime nazi. De regresso aos Estados Unidos da América estudou Sociologia, Religião e História. Em 1943, já em plena Segunda Guerra Mundial, fundou, juntamente com um congressista, uma escola de estudos internacionais.
A entrada de Nitze no governo norte-americano aconteceu em 1950, exercendo as funções de chefe do planeamento político do Departamento de Estado, numa altura em que o presidente dos Estados Unidos da América era Harry Truman. Nesse mesmo ano, elaborou o documento NSC-68 que definiu a política de defesa norte-americana durante vários anos.
A partir dessa altura, Nitze tornou-se numa das peças fundamentais na ofensiva diplomática norte-americana contra a expansão da União Soviética na Europa, tendo trabalhado para governos democratas e republicanos durante o período que ficou conhecido por Guerra Fria.
Em 1981, tornou-se representante da delegação do seu país nas negociações com a União Soviética para o desmantelamento dos mísseis de médio alcance instalados na Europa. Nitze aliou-se aos democratas mais conservadores que se uniram ao presidente Ronald Reagan para travar o, por eles considerado, excessivo pacifismo do seu partido em relação aos soviéticos. Nitze manteve-se no cargo de negociador com os soviéticos até 1988 e a partir do ano seguinte regressou a tempo inteiro à escola que fundou.
Como referenciar: Paul Nitze in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-10 00:31:29]. Disponível na Internet: