Paulo Castilho

Ficcionista, diplomata e ensaísta português, nascido em 1944, filho do diplomata e ensaísta Guilherme de Castilho e da escritora Marta de Lima, efetuou os estudos primários e secundários na África do Sul, Hong-Kong, Macau e Lisboa. Licenciado em Direito, diplomata de carreira, ocupou os postos em Whashington (1970-1971) e Londres (1980-1985), exerceu o cargo de diretor-geral das Comunidades Portuguesas entre 1991 e 1995, e, posteriormente, o de Embaixador de Portugal na Suécia. A sua revelação literária deu-se na década de 80, do século XX, com o romance O Outro Lado do Espelho (Prémio Literário "Diário de Notícias"). Nesta obra revela já o estilo que caracterizará toda a sua produção: a diretividade e objetividade da sua escrita, o uso da frase curta e a proximidade ao estilo cinematográfico.
Em 1989, com o romance Fora de Horas, revelou-se como uma das vozes mais singulares da ficção atual, atento aos desencontros ideológicos entre a geração de 60 e a geração de 80, sob o ponto de vista de personagens que, em momento de balanço existencial, constatam, com certo desencanto e amargura, que o idealismo e a esperança utópica dos anos 60 não tiveram qualquer repercussão sobre uma década dominada no presente pelo pragmatismo. Numa escrita que usa a técnica da alternância de pontos de vista na observação desapaixonada mas exata do comportamento humano – por exemplo, a capacidade para retratar o universo feminino - e da realidade quotidiana, o estilo novelístico de Paulo Castilho, com recurso à frase curta, frequentemente nominal, numa espécie de zapping construtivo, a que corresponde o estilhaçamento social, decompõe uma civilização dominada pelos media, pela publicidade, pelo kitsch, por uma visão do mundo construída a partir da indústria cinematográfica norte-americana. A obra foi galardoada com o Grande Prémio da APE, o Prémio Pen Club e o Prémio Eça de Queirós.
Como referenciar: Paulo Castilho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-11 16:42:11]. Disponível na Internet: