Pax Julia

Este foi o nome dado pelos romanos cerca do ano 48 a. C. à atual cidade de Beja, para celebrar a pacificação da Lusitânia. O nome Júlia deve-se ao facto de ter sido Júlio César o autor dessa mesma paz. De igual modo, o imperador Augusto denominou esta importante cidade Pax Augusta, prevalecendo no entanto a denominação inicial.
Crê-se que a cidade foi fundada cerca de 400 anos a. C., pelos celtas, e que os cartagineses lá se estabeleceram durante um certo período de tempo.
As primeiras referências a esta cidade aparecem no século II a. C., em relatos de Políbio e de Ptolomeu. Foi sede de um convento (circunscrição jurídica) pouco depois da sua fundação - assumindo assim uma importância patente nos censos feitos por Augusto e por Tito-, teve direito itálico e albergou uma das quatro chancelarias da Lusitânia, criadas no tempo de Augusto. A sua importância é atestada pelo facto de por lá passar uma das vias romanas.
Os suevos e os godos dominaram esta cidade depois da queda do Império Romano, tornando-a sede de bispado.
Do período romano restam algumas inscrições, esculturas, cipos, objetos em cerâmica e vestígios de um aqueduto que passa perto da igreja do Pé da Cruz. Da época romana, havia também templos, dedicados a Ísis, Serapis e Diana, legando este povo uma estrutura urbanística traçada em grelha adaptada à pré-existente.
O castelo foi originalmente edificado pelos romanos, tendo sido alvo de constantes reconstruções. Sabemos que a muralha medieval foi erguida sobre a antiga muralha romana, mantendo-se ainda dois arcos romanos na fortificação, que eram entradas para a antiga cidade. Do século VIII até 1162, altura em que foi conquistado pelos portugueses, esteve na posse dos mouros.
No século V os suevos apoderaram-se da cidade, sucedendo-lhes os visigodos. Nesta altura passa a cidade a denominar-se Paca, provindo o nome atual do árabe Bexa ou Baja.
Como referenciar: Pax Julia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 00:48:04]. Disponível na Internet: