Pedro da Silva Pereira

Jurista e governante português, Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira licenciou-se em Direito na Universidade Clássica, na Faculdade de Direito de Lisboa, em 1985. Oito anos mais tarde, em 1993, concluiu o mestrado em Direito com especialização em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito de Lisboa. Entretanto, já desde 1984 era docente e assistente na mesma faculdade. Em 1986, tornou-se professor auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa, no mesmo ano em que começou a exercer a atividade de advogado.
Em 1988, iniciou funções como assessor jurídico do Ministério do Ambiente, até que em 1997 passou a assessor jurídico do Gabinete do ministro-adjunto do primeiro-ministro, o seu amigo José Sócrates.
Em outubro de 1999, foi pela primeira vez nomeado para um cargo governativo, tendo tomado posse como secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. Na altura, o ministro do Ambiente era José Sócrates, de quem até então fora assessor jurídico. Desempenhou o cargo até abril de 2002, altura em que o Governo liderado por António Guterres cessou funções. Nesse mesmo ano, foi pela primeira vez eleito deputado à Assembleia da República ao integrar listas do Partido Socialista, ao qual havia aderido como militante no ano 2000. A nível partidário sempre foi um apoiante de José Sócrates, tendo passado a integrar o Secretariado Nacional do PS em outubro de 2004.
Em março de 2005, aos 42 anos, tornou-se ministro da Presidência do XVII Governo Constitucional, liderado pelo primeiro-ministro socialista José Sócrates.
Paralelamente à carreira governativa e universitária, Pedro da Silva Pereira teve uma passagem pela televisão, tendo sido editor de informação do canal privado TVI, entre 1992 e 1996. A seu cargo teve a secção de assuntos religiosos.
Publicou ainda diversos artigos em Portugal e no estrangeiro na área do Direito do Ambiente.
Como referenciar: Pedro da Silva Pereira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-03-30 18:39:45]. Disponível na Internet: