Pedro e Ricardo Guedes

Manequins portugueses, os gémeos Pedro e Ricardo Guedes nasceram a 1 de maio de 1979, no Porto.
A carreira dos dois irmãos começou quando tinham dezasseis anos, depois de terem sido descobertos numa paragem de autocarros, no Porto. Fátima Guimarães, produtora de um fotógrafo de moda, gostou da imagem de surfista da dupla e resolveu perguntar-lhes se estariam interessados em ser modelos. Pedro e Ricardo responderem de imediato que sim e iniciaram uma carreira que os levou a trabalhar por diversas vezes no estrangeiro. Para isso, tiveram de abandonar o futebol, modalidade desportiva onde começaram por jogar no Boavista Futebol Clube, e os estudos, pois não chegaram a concluir o 12.º ano.
Com 18 anos foram pela primeira vez a Lisboa para fazer uma sessão como manequins para um catálogo da City Jeans. Pedro e Ricardo passaram a trabalhar para a agência Central Models, tendo conseguido contratos para passagens de modelos e sessões fotográficas em Portugal e no estrangeiro, representando marcas como a Emporio Armani, a Versace e a Versus. A nível nacional começaram a marcar presença constante nos grandes eventos da moda, como o Portugal Fashion ou o Moda Lisboa, e a nível internacional já desfilaram em cidades como Nova Iorque e Paris.
O talento desta dupla de manequins foi reconhecido em 1999, pois Pedro e Ricardo Guedes foram distinguidos nesse ano com o prémio Nova Gente relativo a modelo masculino.
Os gémeos, que por norma aparecem sempre juntos, fizeram trabalhos para revistas conceituadas como a L'uomo Vogue, a Arena Homme, a Vogue Sposa e a GQ, mas ganharam maior destaque em 2000 ao ilustrarem a campanha inverno 2000/2001 da famosa marca de roupa Tommy Hilfigger. A partir desta altura, alcançaram muita projeção internacional, porque a Tommy Hilfigger está presente numa grande quantidade de mercados e Pedro e Ricardo apareceram em muitas revistas.
Financeiramente não foi o melhor trabalho da dupla, mas acabou por projetar os gémeos no mundo da moda.
Já em 2001, realizaram um trabalho fotográfico para a revista Wallpaper que também lhes deu muita notoriedade.
Paralelamente à carreira de modelos, Pedro e Ricardo Guedes entraram também no mundo dos negócios, pois tornaram-se sócios da manequim Evelina Pereira na gestão de uma discoteca do Porto.
Como referenciar: Pedro e Ricardo Guedes in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 19:02:15]. Disponível na Internet: