Artigos de apoio

pêndulo
Um pêndulo é qualquer corpo rígido que gira em torno de um ponto fixo.
Foi o astrónomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei o primeiro a observar que o período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do referido pêndulo e é independente da sua massa. Utilizou a oscilação do pêndulo para medir o tempo. No entanto, a sua proposta de utilização da oscilação de um pêndulo para medição do tempo não foi bem aceite.
Só em 1656, o cientista holandês Christian Huygens inventou e construiu o primeiro relógio de pêndulo.
O pêndulo mais simples é designado por pêndulo simples ideal e é constituído por um corpo de pequena massa que oscila em torno de duas posições extremas, para as quais o fio (ou arame) faz um ângulo pequeno. O fio é inextensível, perfeitamente flexível e de massa desprezável. Este tipo de pêndulo tem um período calculado pela Lei do pêndulo formulada por Galileu:

em que T é o período do pêndulo, l o comprimento do fio e g é a aceleração da gravidade.
Assim, a aceleração da gravidade (g) pode ser medida através do pêndulo.
Um outro tipo de pêndulo é o denominado pêndulo composto. Este é constituído por um sólido rígido que oscila em torno de um ponto que pertence ao corpo.
Para além destes, existem ainda outros com finalidades específicas. É o caso do pêndulo balístico, que é um dispositivo usado para medir a velocidade de projéteis (balas). Este é constituído por uma barra horizontal onde está suspenso um corpo de massa elevada e de material macio. Quando o projétil incide sobre o corpo, este é deslocado de um certo ângulo devido à quantidade de movimento adquirida e a velocidade do impacto pode ser calculada.
O pêndulo de Foucault, inventado em 1851, foi utilizado pelo físico francês Jean Bernard Foucault para demonstrar o movimento de rotação da Terra. Não é mais de que um pêndulo simples no qual um corpo de pequenas dimensões mas pesado é ligado a um fio comprido que lhe permite girar em qualquer direção.
O pêndulo gravimétrico ou gravítico consiste num pêndulo simples que é utilizado para determinar a aceleração da gravidade em diversos pontos da Terra.
O pêndulo de Kater consiste num pêndulo complexo proposto por Henry Kater (1777-1835) para medir a aceleração da gravidade. É constituído por uma barra metálica tendo presas traves de balança próximo das extremidades, podendo deslizar dois pesos entre as traves de balança. A barra gira em torno de um eixo de cada trave de balança, as posições dos pesos são ajustadas e, deste modo, o período do pêndulo é o mesmo para cada eixo. O período é dado pela fórmula de um pêndulo simples, a qual permite que a aceleração da gravidade seja calculada.
Como referenciar: pêndulo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 03:37:44]. Disponível na Internet: