Pentágono

O quartel-general do Ministério da Defesa norte-americano é um edifício constituído por cinco partes formando um pentágono. Considerado um dos maiores edifícios do mundo, é lá que são tomadas e executadas as mais importantes decisões de defesa nacional norte-americana. Está situado na capital dos Estados Unidos da América, em Washington. O projeto da sua construção esteve a cargo do arquiteto George Edwin Bergstrom e a sua inauguração teve lugar em 1943.
No dia 11 de setembro de 2001 foi alvo de um ataque terrorista, considerado o maior ataque perpetrado até à data. Um avião que efetuava um voo comercial foi desviado da sua rota e intencionalmente direcionado para o Pentágono. A colisão provocou uma forte explosão causando graves danos no edifício e um grande número de mortes. Para além do Pentágono, no mesmo dia, o World Trade Center de Nova Iorque foi também alvo do mesmo tipo de ataque.
Como referenciar: Pentágono in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:12:41]. Disponível na Internet: