percolação e perdas de água

A percolação traduz o movimento subterrâneo da água através do solo, especialmente nos solos saturados ou próximos da saturação.
Quando a quantidade de água da chuva infiltrada no solo se torna maior que a capacidade de absorção deste, podem ocorrer perdas de água por percolação. As perdas por percolação são influenciadas pelo regime de chuva e sua distribuição, pelo escoamento do solo, pela evaporação, pelas características do solo e pela camada vegetal.
A relação entre a precipitação, o escoamento e a capacidade de armazenamento do solo nas regiões de climas temperados húmidos é condicionada pela taxa de infiltração da água nos solos (quantidade precipitada / quantidade escoada), que geralmente é elevada, sendo em algumas época do ano menor que a taxa de evapotranspiração. A capacidade de absorção do solo é rapidamente atingida e a percolação no substrato ocorre. Neste tipo de clima, o máximo de percolação ocorre durante o inverno e início da primavera, quando a evaporação ou evapotranspiração é menor. Durante o verão, a taxa de percolação é mínima e se a evapotranspiração exceder a infiltração ocorre perda de água no solo.
Nos climas das regiões temperadas semiáridas, os fenómenos são idênticos aos que ocorrem nas regiões temperadas húmidas. A reserva de água ocorre durante o inverno para suprir a deficiência de água no verão. Mas, devido à baixa taxa pluviométrica, a percolação não ocorre a profundidades significativas. A água pode deslocar-se nos horizontes mais profundos do solo, mas é absorvida pela raiz das plantas e perdida por transpiração.
Nos solos irrigados das regiões áridas, a pluviosidade é muito pequena, ocorrendo, geralmente, no início da primavera, período em que o volume de água infiltrada é menor que o perdido por evapotranspiração. Neste período, a água infiltra-se e pode ocorrer percolação. Durante o verão, a quantidade de água é insuficiente para que a percolação ocorra.
A comparação das perdas de água por evapotranspiração e a água de percolação nos diferentes climas pode indicar-nos se determinados nutrientes, transportados pela água, existem em quantidade suficiente para um bom desenvolvimento agrícola.
Nas regiões onde a percolação é elevada, a lixiviação (remoção de materiais em solução) também ocorre em grau elevado.
Como referenciar: percolação e perdas de água in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 06:51:35]. Disponível na Internet: