Perdidos

Série dramática norte-americana de televisão criada por J. J. Abrams, Jeffrey Lieber e Damon Lindelof em 2004, Lost, título original, foi interpretada por Matthew Fox, Dominic Monaghan, Terry O'Quinn, Evangeline Lilly, Daniel Dae Kim, Harold Perrineau Jr., Naveen Andrews e Jorge Garcia, entre outros. Foi exibida pelo canal ABC a partir de 22 de setembro de 2004.
A série possui um estilo único, cujo argumento conta a história de um grupo de sobreviventes de uma queda de um avião numa ilha tropical misteriosa. As personagens principais são o Dr. Jack Shepard (Matthew Fox), Charlie Pace (Dominic Monaghan), John Locke (Terry O'Quinn), Kate Austen (Evangeline Lilly), Hugo Reyes (Jorge Garcia), Michael Dawson (Harold Perrineau Jr.) e Jin Soo-Kwon (Daniel Dae Kim), entre outros. Cada episódio começa com um recapitular do que se passou em momentos anteriores, fazendo diversos flashbacks das vidas das personagens anteriores ao acidente, pretendendo assim conferir uma melhor compreensão da história. Muitas vezes, termina com uma reviravolta surpreendente e outras vezes acaba com uma história resolvida.
Na primeira temporada (composta por 24 episódios), o avião do voo 815 da Oceanic cai numa aparente ilha deserta e os 48 sobreviventes veem-se obrigados a trabalhar em conjunto para se manterem vivos. A ilha reserva-lhes, contudo, diversos mistérios, como um grupo hostil a que chamam "Os Outros". A segunda temporada, emitida a partir de setembro de 2005, teve novas personagens, incluindo um grupo de sobreviventes da parte traseira do avião que se pensava terem morrido, e introduziu outros fatores que permitiram novos caminhos no desvendar dos estranhos acontecimentos que se dão na ilha.
Um dos factos curiosos das personagens é que a maioria é oriunda de famílias disfuncionais, particularmente da figura paterna, ausente ou destrutiva. Em diversos casos, a forma como se relacionaram com essa figura está diretamente associada ao facto de se encontrarem na ilha. O sucesso da série levou a que os seus fãs especulassem sobre a natureza da ilha e os seus mistérios, existindo diversas teorias que acabaram por ser desmentidas pelos autores: as personagens estão de facto todas mortas, os sobreviventes encontram-se num limbo temporal, existem extraterrestres a influenciar os acontecimentos da ilha, etc.
O episódio-piloto foi o mais caro da história da televisão e a série tornou-se um dos maiores sucessos junto da crítica e do público no seu ano de estreia. Em 2005, venceu o Emmy para Melhor Série Televisiva e J. J. Abrams recebeu o Emmy pelo seu trabalho como realizador do episódio piloto. Em 2006, ganhou o Globo de Ouro para a Melhor Série Dramática.
Em Portugal, a primeira temporada da série foi exibida com sucesso pela RTP a partir de março de 2005 e a segunda temporada a partir de 28 de fevereiro de 2006.
Como referenciar: Perdidos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 22:22:25]. Disponível na Internet: