perfil de equilíbrio

O perfil de um curso de água é a curva que de maneira transversal ou longitudinal caracteriza um vale em que o curso de água se encontra. O perfil transversal de um local do rio é um perfil topográfico estabelecido perpendicularmente ao talvegue, podendo mostrar o leito menor, o leito maior, a bacia de inundação, etc.
O perfil longitudinal do curso de água mostra o traçado do rio desde a nascente até à foz, e refere as variações da inclinação, as quedas de água, etc. O perfil de equilíbrio é o perfil longitudinal de um curso de água que, em geral, não provoca erosão nem provoca o aparecimento de depósitos de aluvião no seu leito. Este perfil, que praticamente só se atinge em países de clima temperado, é provisório, porque o curso de água continua a transportar materiais arrancados à sua bacia de sedimentação até atingir um perfil limite, em parte teórico, que corresponde a uma superfície praticamente plana, uma peneplanície.
Como referenciar: perfil de equilíbrio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-08 15:44:21]. Disponível na Internet: