Peter Benenson

Ativista inglês nascido a 31 de julho de 1921 e falecido a 25 de fevereiro de 2005.
Peter Benenson, filho de um banqueiro judeu de origem russa, perdeu o pai muito cedo e foi criado pela mãe.
Frequentou como interno a Escola de Eton, uma das mais cotadas de Inglaterra, e desde logo se destacou como contestatário. Escrevia regularmente ao diretor a queixar-se das más condições da cantina, o que levou este a lamentar-se à mãe de Peter devido ao que chamava as suas tendências revolucionárias. Ainda durante o tempo que estudou em Eton, Benenson convencia os colegas a juntarem dinheiro para ajudar as famílias judias que, perseguidas pelos nazis na Alemanha, fugiam para a Grã-Bretanha. Após concluir os estudos em Eton, Peter Benenson ingressou na Universidade Oxford, onde frequentou o curso de Direito.
Era já advogado quando, em 1961, fundou em Londres, Inglaterra, a Amnistia Internacional, uma instituição destinada a proteger os prisioneiros políticos e religiosos. A ideia de fundar esta organização surgiu depois de Peter Benenson ter lido um artigo num jornal que relatava a detenção de dois estudantes em Lisboa por terem feito um brinde à liberdade. A Amnistia Internacional veio a tornar-se na maior organização independente do mundo de defesa dos Direitos Humanos, contando com cerca de 1,8 milhões de membros, e ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1977. A organização abriu uma secção em Portugal.
Após ter criado a Amnistia Internacional, Benenson dedicou os seus dias à instituição, tanto através da angariação de fundos financeiros como investigando, ele próprio, em diferentes países, a situação de presos políticos e religiosos.
No entanto, em 1966 distanciou-se da Amnistia Internacional. Converteu-se, entretanto, ao catolicismo e dedicou-se à oração e à escrita. Nos anos 80, fundou a Associação de Cristãos Contra a Tortura.
Peter Benenson passou os últimos anos da sua vida bastante doente, tendo morrido vítima de pneumonia a 25 de fevereiro de 2005, no Hospital John Radcliffe, em Oxford.
Como referenciar: Peter Benenson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 21:37:25]. Disponível na Internet: