PGA - Portugália Airlines

A transportadora aérea portuguesa PGA - Portugália Airlines foi fundada em julho 1989 como uma companhia regional por iniciativa da Coopav, uma cooperativa de pilotos, e com o apoio do Grupo Espírito Santo.
No ano seguinte, arrancaram os voos, na altura recorrendo a um avião a jato Fokker 100 alugado. Inicialmente, os voos da Portugália ligavam Lisboa a Faro e ao Porto, até que em junho de 1992 começaram a ser feitas rotas internacionais.
Em 1993, a Portugália começou a dar lucro, depois dos prejuízos esperados nos anos iniciais de atividade. Dois anos depois, a transportadora já tinha uma frota de seis Fokker 100, tendo adquirido oito aviões Embraer 145 no final da década de 90. Nesta altura, a companhia aérea portuguesa tinha, para além dos voos regionais para Porto e Faro, rotas internacionais para aeroportos regionais da Alemanha. Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Itália, assim como de Marrocos.
Em 2000 a Portugália foi eleita pela SkyTrax, uma empresa inglesa dedicada à qualidade na aviação, como a melhor companhia aérea regional da Europa, feito que repetiu nos três anos seguintes.
Em junho de 2007 a PGA foi adquirida pela TAP Portugal.
Como referenciar: PGA - Portugália Airlines in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-07 21:28:17]. Disponível na Internet: