Photoshop

O Adobe Photoshop é um software standard para edição de imagem profissional. Esta aplicação é a escolha de muitos profissionais ligados às artes gráficas, fotografia, publicações editoriais, etc.
O Photoshop oferece aos seus utilizadores muitas opções que favorecem a sua criatividade: ferramentas de pintura sofisticadas que incluem escovas, pincéis, brochas, etc., que simulam as ferramentas reais; canetas para desenhar livremente e com grande precisão; ferramentas para a criação de padrões que permitem gerar texturas automaticamente; camadas de vários estilos para aplicação de efeitos múltiplos; mais de 95 filtros de efeitos especiais; ferramentas para gerar efeitos de turbulência e liquidificação para distorcer imagens com precisão; etc. Além das opções e funcionalidades orientadas à criatividade, este programa disponibiliza muitas outras orientadas ao desenvolvimento de páginas Web.
Outro ponto forte do Photoshop são as funcionalidades destinadas à edição e composição fotográfica. Este programa de edição de imagem disponibiliza poderosas ferramentas para a correção de cores, brocha corretiva de pequenas imperfeições fotográficas, preservando a tonalidade e textura, camadas para edição e composição, marca de água para proteger trabalhos expostos na Web, etc. O Adobe Photoshop proporciona ainda aos seus utilizadores as seguintes ferramentas, que permitem aumentar a sua eficiência e rentabilidade:

- conjunto de ferramentas intuitivas para pintar, desenhar, retocar e compor fotografia;
- um browser de ficheiros para inspecionar imagens antes de as abrir;
- um historial de ações realizadas para fazer e desfazer vários passos com facilidade;
- camadas para organizar imagens, deixando as opções de edição em aberto;
- controlos e ambiente de trabalho personalizáveis;
- gravação dos ajustes efetuados às ferramentas para poder utilizar novamente;
- sistema de medição flexível;
- etc.;

Para além de todas as funcionalidades e opções já mencionadas, esta aplicação disponibiliza muitas outras que se enquadram nas categorias de automação de tarefas repetitivas, controlo tipográfico de precisão, manutenção de cores, anotações, entre outras.
Em conclusão, o Photoshop apresenta inúmeras funcionalidades na área da edição e composição de imagem que fazem com que o mesmo se torne num software de eleição por muitos profissionais e amadores espalhados por todo o Mundo.

Como referenciar: Photoshop in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 02:06:49]. Disponível na Internet: