Pierre Dulong

Físico e químico francês, nascido em 1785 e falecido em 1838, conhecido por ter, juntamente com Petit, em 1819, enunciado a lei de Dulong e Petit, relativa às capacidades caloríficas específicas de corpos simples e sólidos. Estes dois cientistas determinaram, também, com precisão, o coeficiente de dilatação absoluto do mercúrio. Dulong determinou os índices de refração dos gases e as velocidades do som quando se propagam em diferentes gases.
No início da sua carreira, foi assistente de Berthollet e estudou, então, os oxalatos de cálcio, de estrôncio e de bário. Em 1811, descobriu o composto explosivo tricloreto de nitrogénio, em cuja preparação perdeu um olho e dois dedos. Ao identificar dois ácidos que continham fósforo, resolveu a disputa, existente na época, sobre a composição do fósforo e do ácido fosfórico.
Em colaboração com Arago, em 1825, realizou experiências sobre a pressão de vapor a altas temperaturas, a fim de redigir uma lei sobre as máquinas a vapor. Para realizar este trabalho inventou vários aparelhos.
Como referenciar: Pierre Dulong in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 01:18:26]. Disponível na Internet: