Pierre Janet

Médico e psicólogo francês, Pierre-Marie Félix Janet nasceu a 30 de maio de 1859, em Paris, e teve um papel relevante na Psicologia e Neurologia ao permitir a ligação entre a psicologia académica e o tratamento clínico da doença mental. Desenvolveu um importante trabalho sobre a neurose e a histeria, fazendo importantes contribuições para o conhecimento da patologia da mente de forma a descortinar as origens da histeria e da hipnose. Noutros termos, Pierre Janet identificou uma série de fatores na hipnose e contribui para o conceito moderno das desordens mentais e emocionais que envolvem ansiedades, fobias, etc.
Ao longo da sua carreira, Janet trabalhou com o neurologista Jean Charcot, o qual veio posteriormente a convidá-lo, em 1889, para diretor do laboratório de Psicologia do Hospital Salpêtrière. Desempenhou ainda vários cargos de destaque tendo sido professor de Psicologia na Sorbonne e na Universidade de França.
Em 1904 fundou o Jornal de Psicologia Normal e Patológica para o qual contribuiu com vários artigos. Especializou-se também em desordens nervosas e mentais escrevendo sobre vários assuntos desde a histeria até à personalidade do indivíduo, passando pela obsessão e pela amnésia, entre outros.
Pierre Janet foi um dos primeiros autores a fazer sobressair o dinamismo e a unidade do psiquismo. Janet concebia o psiquismo como um "conjunto de tendências hierarquizadas que se integram numa síntese mental mais ao menos completa". Desenvolveu uma teoria para compreender o desenvolvimento humano, no qual as neuroses são vistas como algo que não é capaz de encaixar, algo que se encontra desajustado. Este desajustamento resulta de uma dificuldade do próprio individuo em integrar "as funções psicológicas com o estádio de desenvolvimento em que se encontra".
Pierre Janet morreu em Paris a 24 de fevereiro de 1947.
Obras importantes de Janet:
1898, Neurosis
1898, Névroses et Idées Fixes
1903, Les Obsessions et la Psychasthenie
1905, Les Névroses
1910, L'Automatism Psychologique
Como referenciar: Pierre Janet in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-09 01:40:36]. Disponível na Internet: