Pio VIII

Papa italiano, nascido em Cingoli, a 20 de novembro de 1761, Francesco Saverio Castiglioni estudou no colégio jesuíta de Osimo e nas universidades de Bolonha e de Roma, onde se formou em Direito Canónico. Em 1800 tornou-se bispo de Montalto e posteriormente de Ascoli, sendo preso por ordem de Napoleão em Milão, Pavia e Mântua. Em 1816 ocupou a diocese de Cesena e recebeu o capelo cardinalício, tendo sido também prefeito da Congregação do Índex e penitenciário maior.
Foi nomeado secretário de Estado o cardeal Giuseppe Albani, que preconizava a sapiente linha de conduta do cardeal Consalvi, apenas leal aos interesses da Igreja.
Em 1830 foi expedido o breve Litteris altero abhinc, que continha os preceitos relativos aos casamentos chamados mistos, ou seja, casamentos entre católicos e protestantes. Este documento aconselhava a não realização dos casamentos se não houvessem garantias de que os filhos poderiam ser educados segundo o regime católico, apesar de os considerar válidos. Este breve tornou-se urgente porque o rei da Prússia, Frederico Guilherme III, tinha imposto o regime protestante aos católicos. Neste mesmo ano, foram atacados clérigos e instituições pelos revolucionários franceses, uma vez que Carlos X tinha transmitido a ideia de que a Igreja estava diretamente relacionada com o cercear das liberdades individuais. Este conceito foi contrariado pelo papa, que condenou as ações tomadas e aconselhou os clérigos a prestarem obediência a Carlos X e a proporcionarem uma ambiente de concórdia.
Neste pontificado surgiu a primeira nunciatura na América do Sul, mais propriamente no Brasil, e criaram-se dioceses no Norte deste continente, tendo-se inclusivamente realizado um concílio em Baltimore (1829).
A encíclica Traditi humilitati nostrae, de maio de 1829, afirmou a autoridade suprema do papa no seio da Igreja, a importância da educação dos jovens e do matrimónio e condenou as sociedades secretas e que a salvação se pudesse atingir em qualquer religião.
Pio VIII acabou por morrer de doença, a 30 de novembro de 1830.
Como referenciar: Pio VIII in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 17:03:08]. Disponível na Internet: