Pipilotti Rist

Artista plástica nascida em 1962, em Reinthal, na Suíça. Charlotte adquiriu o nome Pipilotti numa adaptação por parte da família da popular figura Pipi das Meias Altas. No início da década de 1980 estudou Design Gráfico e Fotografia em Viena e depois Vídeo na Escola de Design em Basileia.
O seu percurso na arte foi feito através da cultura pop, especialmente a música. Na Universidade fez o design para concertos de bandas locais e realizou vídeos. Tocou numa banda durante oito anos acabando por sair quando chegou à conclusão que sozinha era perfeitamente capaz de introduzir a música nos seus vídeos.
O seu trabalho trata a feminilidade e respetiva sexualidade com uma estética de ritmo rápido ao estilo MTV. No seu vídeo Pickelporno (1992), Pipilotti quis captar, visualmente, as sensações do sexo. Instalou uma câmara de vigilância num bastão e foi movimentando-o através das paisagens criadas pelos corpos de um casal durante o ato sexual. Ela invade também estes espaços privados no trabalho Yogurt On Skin, Velvet On TV (1994): instalação de pequenos monitores mostrando fragmentos de corpos em "close-up" tais como olhos, bocas, o interior de conchas e carteiras. A água é um tema recorrente no seu trabalho. Sip My Ocean, onde utilizou a música de Chris Isaak "Wicked Game", é um dos mais pertinentes exemplos. Cada vez mais, Pipilotti Rist utiliza a instalação como forma de apresentação do seu trabalho. Naquelas em que usa a projeção, geralmente de grande dimensão, de um tamanho que cria, com uma atmosfera de imagem e som, um ambiente no qual o espectador mergulha. Como ela própria diz: "Quero que as pessoas entrem dentro deles, de maneira que as cores, o movimento e as imagens se reflitam nos seus corpos." Prefere realizar os vídeos em loop "para que as pessoas não se sintam na obrigação de ficar para ver se o não quiserem".
Como referenciar: Porto Editora – Pipilotti Rist na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-25 03:28:05]. Disponível em