pirilampo

Animal do filo dos artrópodes, da classe dos insetos, da ordem dos coleópetros e da família dos Lampirídeos, constituída por cerca de duas mil espécies espalhadas por quase todo o mundo, sobretudo nas regiões quentes. É também conhecido popularmente por vaga-lume ou caga-lume. A fêmea, desprovida de asas e com os orgãos luminiscentes do seu abdómen, é emissora de luz, a qual varia de verde ao vermelho segundo as espécies. Nas espécies luminiscentes tanto o ovo, como a larva, a ninfa e o inseto perfeito podem emitir luz. É, contudo, a fêmea adulta fundamentalmente no período de acasalamento que o faz. O macho da maior parte dos pirilampos possui asas, cujo desaparecimento na fêmea se pode fazer acompanhar de uma atrofia dos élitros, ainda que muitas vezes seja difícil distingui-la da larva. Só a existência de um orifício genital e certos pormenores das antenas ou das patas permitem identificar as fêmeas.
O aparelho luminoso está situado na extremidade do abdómen. A luz é produzida devido à oxidação de uma substância específica, a luciferina, por uma enzima a luciferase. É uma luz fria somente emitida no espetro visível cujo comprimento de onda varia com a espécie. A emissão de luz inicia-se ao crespúsculo. As fêmeas ápteras (desprovidas de asas) durante a dança nupcial limitam-se a trepar às plantas baixas enquanto o macho voa em sua volta. A dança nupcial pode ser executada, dependendo da espécie, por um só sexo ou pelos dois. Para cada espécie há um sinal luminoso característico da intensidade, ritmo e duração. Embora o macho possa reagir a um sinal luminoso semelhante ao da sua espécie, a fêmea mais rigorosa distingue o sinal luminoso do macho da sua espécie daquele dos pretendentes de outras espécies.
O pirilampo alimentam-se, na generalidade, de lesmas e vermes.
Em Portugal conhecem-se as espécies Lamprys noctiluca, Luciola lusitânica e Phaersis paulinoi.
Como referenciar: pirilampo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 06:27:04]. Disponível na Internet: