Placebo

Banda rock inglesa, formada em 1994, em Londres, por Brian Molko, Stefan Osdal e Robert Schultzberg. A designação do grupo foi, inicialmente, Ashtray Heart. Com a saída de Schultzberg e a entrada de Steve Hewitt, o nome Placebo foi adotado. O primeiro conjunto de originais da banda europeia surgiu em 1996, autointitulado Placebo. A banda teve a atenção de alguns nomes consagrados no mundo da pop e não só. Assim, nomes como Bono dos U2, David Bowie, Michael Stipe ou Marilyn Manson expressaram desde logo a sua especial apreciação pelo som dos Placebo. A digressão feita durante esses anos incluiu tocarem na abertura de alguns concertos da PopMart Tour, dos U2, e a presença na festa do 50.º aniversário de David Bowie, no Madison Square Garden de Nova Iorque.
Without You I'm Nothing, de 1998, foi o segundo registo do grupo. O álbum, com temas como "Pure Morning" e "Every You And Every Me" deu ainda mais vigor à identificação da banda com os idos anos 70. Desde a sua formação que o grupo foi por várias vezes identificado com o glam rock e com alguns ícones da época, como foi o alter-ego criado por David Bowie, Ziggy Stardust. A imagem da banda ficou ainda mais ligada ao género depois da aparição no filme Velvet Goldmine, protagonizado por Ewan McGregor e produzido por Michael Stipe. Mas esta estreita ligação foi de pronto recusada pelos próprios elementos da formação, que preferiam ver a banda dentro de um género mais aproximado ao pós-punk.
O ano 2000 viu a edição de mais um conjunto de originais, Black Market Music. O álbum refletiu, de certa forma, como que uma viragem nas criações da banda. Os temas aí constantes são feitos de sons mais duros, claramente aproximados ao tal género pós-punk atrás referenciado como sendo o que mais se identifica com as preferências dos membros dos Placebo.
Seguiu-se Sleeping With Ghosts (2003). O disco foi uma prova do amadurecimento da banda, demonstrando novos fôlegos de composição e outras perspetivas sonoras, trazendo os Placebo à primeira linha da pop.
Como referenciar: Placebo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 02:49:24]. Disponível na Internet: