planeta

Astro sem luz própria, com forma aproximadamente esférica, que gira à volta de uma estrela (Sol) ou à volta de outro planeta.
O Sistema Solar a que pertence a Terra inclui oito planetas principais: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Embora, durante muitos anos, Plutão tenha sido considerado também um planeta principal, a União Astronómica Internacional, em 2006, decidiu, com base em estudos mais pormenorizados e descobertas recentes, classificá-lo como planeta anão. A mesma entidade, aliás, emitiria uma nova definição para planeta: para que um corpo celestial possa ser considerado como tal deve orbitar em torno de uma estrela, ter massa suficiente para ter gravidade própria e assumir uma forma arredondada e ser dominante na órbita - esta última norma foi determinante para desclassificar Plutão, cuja órbita se cruza com a de Neptuno, no seu percurso em torno do Sol.
Tendo em conta as condições em que se formaram, os planetas principais classificados em planetas telúricos - Mercúrio, Vénus, Terra e Marte - e em planetas gigantes - Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Apenas o planeta Plutão apresenta características comuns aos planetas telúricos e aos planetas gigantes, não sendo classificado como nenhum deles. Os planetas do nosso Sistema Solar realizam dois tipos de movimento, o movimento de rotação e o movimento de translação.
O movimento de rotação corresponde ao movimento que os planetas efetuam em torno de si mesmos. A maior parte dos planetas tem um sentido de rotação direto, girando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O planeta Vénus tem um sentido de rotação retrógrado, girando no sentido dos ponteiros do relógio.
O movimento de translação é o movimento que os planetas efetuam em torno do Sol.
Os planetas que gravitam em torno do Sol designam-se planetas principais ou primários. Os planetas que gravitam em torno de outros planetas são denominados planetas secundários ou satélites naturais, como a Lua.
A distância relativa ao Sol permite distinguir dois tipos de planetas: os planetas interiores, mais próximos do Sol, e os planetas exteriores, mais afastados do Sol. Os planetas exteriores são menos densos que o planeta Terra, apresentando uma grande quantidade de substâncias gasosas, nomeadamente hidrogénio, hélio, metano e amoníaco, que, em função da temperatura, se conservam no estado sólido.
Como referenciar: planeta in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 12:19:15]. Disponível na Internet: