podcast

O termo podcast pode ser utilizado tanto para definir o conteúdo de uma transmissão multimédia através da Internet como a transmissão em si.

No caso do conteúdo, o termo reporta-se a um ficheiro ou conjunto de ficheiros multimédia em formato digital disponibilizado para ser obtido através da Internet a partir, por exemplo, de uma transmissão RSS - esta tecnologia permite ao utilizador receber uma lista específica de conteúdos disponíveis de acordo com as suas preferências e escolher guardar ou reproduzir apenas aquele que pretende no momento.

Recorrendo a programas específicos o utilizador pode subscrever diferentes transmissões, que são automaticamente atualizadas à medida que novo conteúdo lhes é adicionado.

Embora o termo podcast derive da palavra "iPod®", nome de um popular reprodutor digital portátil fabricado pela Apple, esta empresa não tem qualquer responsabilidade no seu aparecimento ou utilização - na verdade, não era sequer necessário possuir um iPod® para poder aceder a um podcast, uma vez que este pode perfeitamente ser reproduzido em qualquer computador pessoal ou reprodutor portátil com capacidade para o tipo de conteúdo que se pretende descarregar, como um smartphone.

Sendo disponibilizados gratuitamente, cada utilizador pode subscrever qualquer podcast que deseje ou inclusive disponibilizar o seu próprio - parte da inicial atração do formato podcast provinha, aliás, da possibilidade de cada pessoa desenvolver e partilhar com o mundo o seu próprio programa de rádio, por exemplo.

Hoje em dia, no entanto, não existem limites para as aplicações dadas a este formato: desde a transmissão de programas de rádio a serviços noticiosos, previsões meteorológicas ou alertas de trânsito, transmissão de concertos ou debates ao vivo, podemos encontrar um podcast para cada gosto.

 

Como referenciar: podcast in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 19:40:51]. Disponível na Internet: