Poirot

Série televisiva policial inglesa exibida pela primeira vez em janeiro de 1989 no canal ITV. Agatha Christie's Poirot conta as aventuras do pequeno e excêntrico detetive belga, Hercule Poirot (magnificamente interpretado por David Suchet). Na série, foram usadas 50 das 72 histórias escritas por Agatha Christie, havendo ainda muito material não adaptado.
Hercule Poirot é uma figura ficcional criada em 1916 pela mente inteligente da escritora Agatha Christie, que aparece pela primeira vez no livro The Mysterious Affair at Styles, publicado em 1920. Christie escreveu 33 livros policiais e 65 contos ao longo de 55 anos com aventuras vividas por esta personagem. No último livro que incluía esta personagem, Curtain (1975), Poirot está numa cadeira de rodas, apesar das suas células cinzentas se manterem em constante atividade. Ele é um ex-agente de polícia da Bélgica que durante a Primeira Guerra Mundial foge para Inglaterra e se torna detetive privado, operando em toda a Europa. Durante o seu trabalho, estabelece relação com Arthur Hastings, que mais tarde se torna o seu fiel ajudante e muitas vezes o narrador das suas investigações.
A personagem criada por David Suchet, de bem tratado bigode, anda sempre impecavelmente vestido e com uma obsessão marcada pela limpeza; tem uma habilidade fantástica para resolver os mais difíceis mistérios usando para isso a observação e a inteligência. A série é passada durante os anos 20 e 30 em Londres e Poirot conta com a preciosa ajuda do capitão Hastings (Hugh Fraser), uma espécie de Dr. Watson, para investigar os crimes e resolver inúmeros casos. Ao contrário de outros detetives, Poirot não analisa pistas, prefere no seu lugar examinar e investigar os suspeitos psicologicamente. Quando Hastings casa, Poirot contrata um gentleman, George (Richard Howard), e uma secretária perfeccionista, Miss Felicity Lemon (Pauline Moran), para o ajudarem. Poirot nunca chega a casar mas tem uma paixão pela condessa Vera Rossakoff (Kika Markham), que se mantém o amor da sua vida durante três décadas.
A série ganhou três BAFTA em 1990, incluindo o de Melhor Música Original e, em 1991 e 1992, teve nomeações para o mesmo galardão na categoria de Melhor Série Dramática.
Como referenciar: Poirot in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 19:29:17]. Disponível na Internet: