Pokémon

Série animada de televisão japonesa realizada por Kunihiko Yuyama, Pocket Monsters estreou a 1 de abril de 1997, baseando-se no jogo de computador concebido em 1995 para a consola Nintendo. A 21 de novembro de 2002 estreou uma nova série intitulada Pocket Monsters: Advanced Generation, existindo ainda diversas subséries destas. Enorme sucesso no Japão, depois nos EUA e mais tarde um pouco por todo o mundo, especialmente nas crianças entre os 6 e os 12 anos, as suas personagens deram origem a uma enorme variedade de artigos, desde os peluches até aos jogos de cartas (também imensamente populares).
A história passa-se na região à volta da cidade de Pallet, que é habitada por uma vasta população de monstrinhos conhecidos como Pokémon (abreviatura de "pocket monsters" - monstros de bolso). Esses monstrinhos são capturados pelas pessoas e treinados como animais domésticos, companheiros ou guardiões. Porém, algumas pessoas capturam-nos para serem combatentes. Essas pessoas geralmente são os "maus" e pertencem a uma quadrilha chamada "Team Rocket". O herói é Ash, de 10 anos, e os seus objetivos passam por acabar com o "Team Rocket", ganhar a Liga Pokémon (onde estão os melhores treinadores de pokémon do mundo) e tornar-se o maior colecionador de pokémons. Para isso, vai ser necessário ir à procura deles pelo mundo, capturá-los e treiná-los. Mas não é fácil. Ao todo, existem mais de 150 pokémons divididos em 15 espécies: Normal, Fogo, Água, Elétricos, Grama, Gelo, Lutador, Poção, Chão, Voadores, Psíquico, Inseto, Rocha, Fantasma e Dragão. Para além disso, os pokémons existem em duas versões: azul (mais raros) e vermelho (mais fortes). Outras personagens importantes são Brock, um responsável de um ginásio que o abandona para ser treinador de pokémons; Misty, uma temível treinadora de pokémons de água; Gary, o grande rival de Ash e neto do professor Oak, que é a grande autoridade da cidade em matéria de pokémons; e finalmente, Pikachu, de longe o mais popular dos pokémons. É do tipo elétrico e tem um aspeto amoroso.
Em dezembro de 1997, um dos episódios da série teve de ser banido no Japão depois de ter causado problemas de epilepsia a diversas crianças devido ao efeito de flashes insistentes numa sequência.
A série deu origem também a diversas longas-metragens, algumas delas estreadas em cinema, como Pokémon: The First Movie (Pokémon - O Filme, 1999), de Kunihiko Yuyama e Michael Haigney.
Como referenciar: Pokémon in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:51:10]. Disponível na Internet: