poliuretanos

Os poliuretanos são a designação genérica de um grupo de matérias plásticas que se obtêm por poliadição de diisocianatos a compostos com dois ou mais átomos de hidrogénio reativos de fórmula (-O-R-O-CO-NH-R'-NH-CO-)n, onde –O-CO-NH- é o grupo uretano e R e R' são radicais divalentes orgânicos ou alifáticos.
Consoante os produtos de partida, os poliuretanos apresentam diferentes propriedades. Podem ser termoplásticos ou termoestáveis, duros ou frágeis, elásticos como a borracha ou coriáceos. Os poliuretanos são usados para peças moldadas, fibras, cerdas, vernizes, tintas, adesivos, plásticos celulares (moltopreno) e impregnantes.
A adição de água a plásticos de poliuretanos transforma-os em plásticos esponjosos.
A fibra de poliuretano forma-se por poliadição de 1,4-butinodiol e hexametilenodiisocianato e a partir da massa fundida transforma-se em filamentos por compressão em fieiras. Utiliza-se como isolantes para cerdas e tecidos filtrantes, como perlon U e na indústria do vestuário.
Como referenciar: poliuretanos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-05 11:04:17]. Disponível na Internet: