Pongídeos

Família de mamíferos antropoides, da ordem dos primatas, constituída na sua antiga aceção pelos macacos antropomorfos que incluíam os gorilas, chimpanzés, orangontangos e gibões.
A sistemática destes seres vivos foi profundamente alterada nos últimos anos. Com a exceção dos gibões, todos os grandes símios e os humanos foram distribuídos por duas subfamílias, a dos pongíneos, constituída apenas pelo orangotango, e os hominíneos onde se incluem os humanos, os gorilas e os chimpanzés. Excetuando o orangotango que vive nas florestas do norte de Samatra e de Bornéu, as outras espécies são africanas. Os Pongídeos são animais corpulentos, com pele acinzentada coberta por pelo por vezes ralo. O gorila é a espécie de maiores dimensões. São animais sem cauda que se alimentam principalmente de frutos, comendo também folhas, cascas, ovos, etc. Sob a pele da face formam-se, com a idade, depósitos de gordura que podem ser muito proeminetes nos indivíduos mais velhos. As pernas são curtas, enquanto os braços, que em algumas espécies podem atingir dois metros e meio de envergadura, são muito fortes.
Como referenciar: Pongídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 05:41:10]. Disponível na Internet: