Pontevedra

Província do Norte de Espanha integrada na Comunidade Autónoma da Galiza e com a capital na cidade de Pontevedra. Faz fronteira com as seguintes províncias: Corunha (La Coruña) a norte, Lugo e Orense a este; é limitada a sul por Portugal e a oeste é banhada pelo oceano Atlântico.
Tem uma superfície de 4495 km2. A população absoluta da província de Pontevedra é de 943 117 habitantes o que equivale a 2,11% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 209,8 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006). A zona costeira desta província é profundamente recortada pelas rias baixas com clima predominantemente oceânico. É no interior de uma dessas rias que se localiza a cidade de Pontevedra, rodeada por colinas verdes.
Além da capital, outra cidade importante é Vigo, a mais povoada da província e da Galiza; outros lugares há de muito interesse como, por exemplo, Cambados, conhecida pelo seu vinho branco; Muros, pequeno porto fortificado com exemplos típicos de arquitetura galega; e Combarro, povoação de pescadores muito conhecida pelos seus espigueiros junto ao mar.
Nesta província encontra-se o Parque Natural das Ilhas Atlânticas.
Como referenciar: Pontevedra in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 01:21:23]. Disponível na Internet: