ponto de inflamação
As substâncias combustíveis usadas nos laboratórios de química possuem características bastante específicas.
Para compreender o seu comportamento perante uma fonte de aquecimento ou em contacto com o oxigénio do ar, devem ser definidos previamente certos indicadores de temperatura, característicos dos combustíveis líquidos. Um desses indicadores é o ponto de inflamação.
Designa-se por ponto de inflamação ou "flash point" a temperatura mínima à qual os vapores libertados se inflamam na presença de uma chama, apagando-se de seguida, uma vez que existem quantidades de vapores insuficientes para estimular a combustão.
Nos alcanos que possuem até nove átomos de carbono, como ocorre por exemplo na gasolina, o ponto de inflamação encontra-se entre -55 ºC e -25 ºC.
A gasolina é, portanto, altamente explosiva à temperatura ambiente. Uma só faísca é suficiente para que se dê a explosão da mistura de gás que se forma sobre a gasolina.
Pelo contrário, os alcanos com cadeias de quinze a vinte átomos de carbono possuem um ponto de inflamação entre 55 ºC e 100 ºC. A essas temperaturas formam-se, neste caso, vapores com uma concentração tão elevada que podem explodir com uma faísca.
-
hematiteA hematite é o mais importante minério de ferro e constitui uma forma mineral de óxido de ferro III
-
HeliornitídeosFamília de aves, da subordem Heliornithes e da ordem dos Gruiformes, constituída por três espécies q
-
hélioO hélio (He) é um elemento químico gasoso, não metálico, pertencente ao grupo dos gases nobres, inco
-
hemáciaDesignação das células também chamadas eritrócitos ou glóbulos vermelhos. As hemácias são as células
-
HelicídeosFamília de animais pertencentes ao filo dos moluscos, da classe dos gastrópodes, a qual se distribui
-
Hermann von HelmholtzCientista e filósofo alemão nascido em 1821, na Prússia, e falecido em 1894, em Berlim. Deu importan
-
planta heliófitaDesignação das plantas que exigem luz intensa para viver. Nas florestas, são heliófitas as plantas q
-
hematose pulmonarIntercâmbio de oxigénio e dióxido de carbono nas paredes dos alvéolos pulmonares, entre o ar e o san
-
hematoseIntercâmbio de gases que ocorre nas superfícies respiratórias por difusão indireta. A hematose branq
-
HematopodídeosFamília de aves, da ordem das caradriiformes, subordem dos carádrios, constituída por 6 espécies. Sã