população (sociologia)

Podemos definir população como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo. Mas é evidente que uma tal definição pode ser insuficiente para caracterizar, em concreto, qualquer população, que pode ser constituída apenas por elementos civis ou pode ter um número significativo de militares ou de imigrantes, sendo que cada um destes aspetos influi na sociedade em questão.

O conceito de população é, por isso, bem mais abrangente. Toma-se a definição dada por Livi-Bacci, para quem população é "um conjunto de indivíduos, constituído de forma estável, ligado por vínculos de reprodução e identificado por características territoriais, políticas, jurídicas, étnicas e religiosas" (1993).
Os elementos que esta definição contém dão já uma melhor ideia da complexidade subjacente à caracterização de uma população, embora não suficiente. Essa mesma caracterização implica considerar-se a estrutura sexual e etária. As subpopulações feminina e masculina têm funções biológicas e sociais diferentes, assim como o potencial da população varia consoante o peso das idades que a caracterizam.

A composição da população, que costuma ser visualizada pela representação em pirâmide de idades, varia no tempo e no espaço: nos países industrializados, a tendência tem sido para o envelhecimento das respetivas populações, tanto por nascerem menos crianças do que antigamente, como por se viver, em média, mais tempo nos dias de hoje; nos países menos desenvolvidos, por razões antagónicas, as respetivas populações continuam com estruturas jovens.

Sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, os países, consoante a situação demográfica que apresentam, têm adotado políticas concretas sobre a população que visam contrariar as tendências para a expansão ou para a regressão das mesmas, muito embora nos espaços menos desenvolvidos essas políticas não tenham, até ao momento, surtido grandes efeitos, tal é o ritmo a que as suas populações têm crescido.

A 11 de julho, comemora-se o Dia Mundial da População.
Como referenciar: população (sociologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 18:43:31]. Disponível na Internet: