porfirinas

As porfirinas consistem em cada um dos corantes naturais derivados da porfina. Os mais importantes são as protoporfirinas, que contêm como cadeias laterais quatro grupos metilo, dois grupos vinilo e dois de ácido propanoico e possuem grande capacidade para formar complexos com os iões de ferro, zinco, cobre, cobalto e magnésio. Em combinação com o ferro são componentes da hemoglobina, responsável pela cor do sangue, dos citocromos e de algumas enzimas (peroxidases, catalase).
A clorofila, pigmento verde das folhas, é uma porfirina rica em magnésio. No sangue humano encontram-se vestígios de uma porfirina sem átomos metálicos, chamada porfirina livre, como produto de metabolismo dos corantes do sangue e que não possui atividade biológica. Também se encontram porfirinas como pigmento vermelho e castanho nas penas das aves e nas cascas dos ovos.

Como referenciar: porfirinas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 18:33:22]. Disponível na Internet: