Port Louis

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade das Maurícias, Port Louis situa-se no Noroeste da ilha Maurícia, sendo um porto do oceano Índico. É também a capital do distrito homónimo. Possui cerca de 148 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
Apesar de a ilha Maurícia ser possessão holandesa desde 1638, a cidade de Port Louis foi fundada pelos Franceses em 1735 como local de descanso dos navios franceses que viajavam à volta do cabo da Boa Esperança. O seu nome foi uma homenagem ao rei Luís XV. O primeiro governador da cidade foi o conde Bertrand-François Mahé de la Bourdonnais e com ele se deram diversas construções que dotaram a localidade de estruturas básicas. Uma parte dos trabalhos foi feita com recurso a mão de obra escrava vinda de África. No final do século XVIII, o porto sofreu importantes obras de melhoramento. Em 1804, a cidade mudou o seu nome para Port Napoleón, em honra do imperador recém-eleito. Em 1810, regressou ao seu nome original na sequência da capitulação dos franceses perante as tropas britânicas. Desde essa altura até ao início do século XX, a cidade viu a sua população aumentar bastante, nomeadamente graças à imigração de comerciantes de origem muçulmana. No final do século XX, o aspeto da cidade mudou bastante graças à construção de muitos edifícios altos.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade conservou ao longo dos anos muitos locais e edifícios coloniais de interesse histórico. Um dos mais importantes é a cidadela fortificada, construída pelos britânicos em 1835. Este local domina a cidade e é a partir dele que esta melhor se pode admirar. Outras atrações incluem o Caudan Waterfront (marina que alberga um centro comercial), o teatro antigo ou a Mesquita de Al-Aqsa. Possui também alguns museus importantes como o Museu de História Natural ou o Museu do Selo. É uma cidade muito movimentada, com bastante trânsito, em parte por existir apenas uma estrada que escoa todas as viaturas para o interior e exterior da mesma. O turismo é uma atividade em franco crescimento.

Economia
A economia da cidade é dominada pelo porto, que impulsiona todo o comércio internacional do país. As suas principais indústrias são de têxteis e de produtos químicos e farmacêuticos. O turismo vai tendo uma importância cada vez maior, com destaque para a atração exercida pelo Caudan Waterfront. Possui também um setor financeiro relativamente importante.
Como referenciar: Porto Editora – Port Louis na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 08:16:52]. Disponível em