porta paralela

Porta ou interface paralela para a ligação de dispositivos externos ao computador. A maioria dos computadores pessoais tem pelo menos uma porta série e uma paralela. Normalmente utiliza um conector de 25 pinos (do tipo DB-25) e é utilizada para a ligação de impressoras, computadores e outros dispositivos que necessitam de uma largura de banda relativamente elevada para um funcionamento eficaz. Muitas vezes é designada por interface Centronics visto ser este o nome da companhia que inicialmente elaborou o standard de comunicações entre um computador e uma impressora.
Um tipo novo de porta paralela que utiliza o mesmo conector da porta Centronics é o EPP (Enhanced Parallel Port) ou ECP (Extended Capabilities Port). Ambas as portas suportam comunicação bidirecional e taxas de transferência dez vezes superiores ao standard Centronics. Portas do tipo SCSI também se podem considerar dentro desta designação.
Como referenciar: porta paralela in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:32:47]. Disponível na Internet: