Porto de Moda

Evento lançado em 1995, e organizado nos meses de maio, pela Câmara Municipal do Porto. Cativando os melhores estilistas do país, algumas figuras da moda internacional e a atenção de meios de comunicação social nacionais e estrangeiros, o evento Porto de Moda foi criado com o intuito de formar uma plataforma de apresentação dos criadores de design de moda locais e de abrir portas aos mais novos, já que propicia o contacto entre profissionais, estudantes e representantes da indústria.
A primeira edição, em 1995, teve lugar no Palácio de Cristal e estava incluída no programa de animação do Porto. As duas noites de desfiles recolheram críticas unânimes de aceitação entre o numeroso público presente e a crítica especializada, que apreciaram o trabalho de estilistas consagrados e dos alunos finalistas das escolas de moda do Porto. Das edições seguintes, destacam-se a segunda edição, em 1996, a de 1997 e a de 2001. A de 1996 lançou a iniciativa de convidar um estilista estrangeiro de renome, como foi o caso do francês Louis Ferraud, e a criação de um concurso de design, onde se inscreveram dezasseis concorrentes. A vencedora foi Katty Xiomara, hoje uma estilista consagrada mas que, na altura, se iniciava na carreira. A edição de 1997 teve a particularidade de ser realizada ao ar livre, com os desfiles a decorrerem na Praça D. João I, em frente ao Teatro Rivoli. Desta vez, o evento foi também aberto às lojas da cidade, que assim puderam apresentar as suas propostas de uma maneira diferente aos portuenses. Por último, na de 2001, a vencedora do primeiro prémio destinado a jovens criadores, Odete Santos, apresentou roupas com peças inutilizadas que, no seu conjunto, originaram um estilo provocante e cativaram o júri.
Como referenciar: Porto de Moda in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 11:24:01]. Disponível na Internet: