Portugal de Moda

O Portugal de Moda é uma feira de moda destinada a profissionais. Surgiu em janeiro de 2001 para substituir o consagrado Filmoda. Os seus objetivos são motivar o interesse dos mercados estrangeiros pelas coleções portuguesas e valorizá-las dentro do nosso País. O Portugal de Moda tem também por meta ajudar todo o tipo de empresas ligadas ao setor, de grande, média ou pequena dimensão, a divulgar as suas propostas através de um espaço de exposição comum. O certame assume-se como a única feira do setor que serve de plataforma para a promoção de marcas próprias em Portugal. Atrai compradores estrangeiros e programa diversas ações em mercados internacionais com as empresas participantes no certame.
O Portugal de Moda, com lugar na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, inclui os salões temáticos Filmoda, Expowear, Body Natura e Era Uma Vez. A Filmoda destina-se a empresas e marcas nacionais e estrangeiras que queiram expor moda de estação para o mercado português, a Expowear é destinada aos produtores capazes de exportar marca própria, o Body Natura mostra roupa íntima, homewear, gymwear e aquawear para o mercado interno e externo e o Era Uma Vez é dedicado a roupa de criança para o mercado interno e de exportação.
Logo na primeira edição, realizada entre 27 e 30 de janeiro de 2001, estiveram presentes 192 expositores, entre os quais alguns costureiros consagrados como Augustus e José Carlos. Diariamente foram apresentados dois desfiles de moda. Houve ainda lugar para quatro Fóruns de Tendências e para uma área dedicada em exclusivo à moda, chamada Espaço Evolução, que pretendia mostrar uma nova forma de encarar a apresentação dos espaços comerciais, para continuarem a cativar clientes.
A estratégia do Portugal de Moda é privilegiar o conceito de moda/cultura, ou seja, a aproximação do produto ao estilo de vida do consumidor. Assim, à moda estiveram associadas outras vertentes culturais como pintura, design, decoração e música, pelo que junto com a roupa exposta havia livros, discos, vinhos, etc. Na primeira edição do Portugal de Moda, os quatro costureiros consagrados presentes fizeram desfilar alguns convidados especiais com as suas propostas. Assim, foi possível ver ou rever nas passerelles algumas personalidades como Ricardo Carriço, Elsa Raposo, Lili Caneças e a apresentadora de televisão Fátima Lopes.
Como referenciar: Portugal de Moda in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 22:44:44]. Disponível na Internet: