potencial elétrico

Em física, num campo elétrico de forças conservativas (no qual a energia não se dissipa em calor), o potencial elétrico consiste no trabalho necessário para deslocar uma partícula do ponto do qual se deseja conhecer o potencial até ao infinito. Pode-se demonstrar que o potencial assim definido depende unicamente do ponto onde se estuda, pelo que é função do ponto.
O símbolo do potencial é o V e a sua unidade SI é o volt.
A função potencial possui a propriedade de que o seu gradiente é igual à força que experimentaria a partícula no ponto e que o trabalho que se realiza ao carregar a partícula de um ponto para outro é igual à diferença dos valores da função potencial entre estes dois pontos (diferença de potencial).
Somente as diferenças de potencial possuem significado físico. Assim, a função potencial é definida a menor de uma constante. Esta indeterminação pode ser solucionada atribuindo de forma arbitrária o valor zero da função potencial a um ponto qualquer do espaço. Em muitos problemas é conveniente escolher esse ponto no infinito.
Como referenciar: Porto Editora – potencial elétrico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 00:24:30]. Disponível em