Praga

Aspetos Geográficos
A cidade de Praga é a capital da República Checa. Encontra-se situada na área central da região da Boémia, ocupando sete colinas, junto das margens do rio Moldava. Alberga cerca de 1 165 200 habitantes (2004).

História e Monumentos A palavra Praga provém do checo Praha. A origem da cidade remonta ao século IX, quando as famílias dos Príncipes Premysl se estabeleceram em Vysehrad, um penhasco junto do rio, a sul da cidade moderna. A cidade floresceu no século XIII, quando Venceslau I, rei da Boémia, estabeleceu comunidades de colonos alemães que contribuíram para o seu rápido desenvolvimento e para a construção da cidade antiga, que data de 1232, sendo já nesta altura um importante centro comercial. Venceslau I, ou Vaclav, foi um dos primeiros membros cristãos da família, tendo sido assassinado pelo seu irmão pagão. Mais tarde foi escolhido como santo padroeiro da ex-Checoslováquia. A prosperidade da cidade foi uma constante ao longo do século XIV. No século XV, foi conquistada por um grupo religioso formado pelos seguidores de Janhus, designados Husitas, que se desenvolveram na Boémia nos primeiros anos do referido século. Mesmo assim, o poder e a riqueza da cidade continuaram a registar um crescimento. Mais tarde sofreu as vicissitudes geradas por diferentes conflitos, como a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) e os Nacionalistas. Em meados do século XVIII foi tomada pelo rei prussiano Frederico II. Em 1918 foi eleita capital da República da Checoslováquia. Na Segunda Grande Guerra esteve ocupada pelos alemães e em 1968 pelas tropas do Pacto de Varsóvia. Em 1989, após enormes manifestações pacíficas, o regime comunista foi deposto e o país foi dividido em duas repúblicas: a Checa e a Eslovaca. Em 1993 Praga tornou-se a capital da República Checa, agora independente.
Entre os diversos monumentos da capital podemos destacar: o Palácio da Cultura, um imponente edifício construído em 1981, localizado próximo de Vysehrad; a Igreja de Tyn, de estilo gótico, localiza-se na Cidade Velha (na margem leste do rio); a Câmara Municipal, do século XIV, possui um relógio astronómico; a Universidade de Carlos, fundada em 1348; a ponte de Carlos datada de 1357, está adornada com estátuas dos séculos XVIII e XIX, liga a Cidade Velha ao Bairro Pequeno; o Palácio Wallenstein, fundado em 1257, situa-se no Bairro Pequeno; o Castelo Real, residência oficial do presidente desde 1918, e a Catedral de S. Vito, onde estão as joias da coroa boémia bem como inúmeras sepulturas de reis boémios, ambos localizados no Monte Hradcany.
Em 1992 o centro histórico da cidade de Praga foi classificado pela UNESCO Património Cultural da Humanidade.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A Cidade Nova, datada em grande parte do século XIX (embora a sua planta tivesse sido idealizada pelo Imperador Carlos IV em 1348), situa-se a sueste da Cidade Velha. Neste setor de Praga sobressai a Praça de Venceslau. Os subúrbios, que se desenvolveram a partir de 1948, possuem grandes blocos de apartamentos. Esta área estabelece ligação com o centro da cidade através da rede de metropolitano. O gueto judaico, de grande interesse turístico, data do século X. O Bairro Pequeno corresponde a um labirinto de ruas sinuosas, com belas tabuletas de artífices, tabernas e palácios, incluindo o Wallenstein.

Economia
Corresponde ao centro industrial, comercial e cultural do país. A sua indústria variada é responsável pela produção de químicos, metalomecânica, artigos elétricos, alimentar, vestuário, têxtil, produtos de pele, farmacêuticos, bebidas alcoólicas e objetos de vidro. A indústria cinematográfica também é significativa.
É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII.
Na capital existe um grande número de escolas profissionais de arte e música, bibliotecas e teatros. Após a queda do regime comunista, tornou-se um importante centro turístico, setor que contribui significativamente para a economia do país.
Como referenciar: Praga in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 01:16:10]. Disponível na Internet: