Prémio Laureus

O prémio Laureus foi criado no ano 2000 para promover o papel do desporto como instrumento de apoio à melhoria da sociedade e para celebrar o êxito desportivo.
O prémio Laureus, atribuído anualmente pela Academia Laureus World Sports, distingue os melhores atletas do mundo tanto a nível individual como coletivo.
São consideradas sete categorias: melhor desportista mundial masculino, melhor desportista mundial feminina, melhor equipa mundial, melhor promessa mundial, melhor regresso do ano, melhor atleta deficiente e melhor atleta de desportos alternativos. A escolha dos premiados é feita por um júri composto por 42 elementos, todos eles antigos atletas de prestígio.
Entre os atletas já distinguidos, figuram nomes como Roger Federer, Amélie Mauresmo, Serena Williams, Rafael Nadal, Martina Hingis, Kelly Slater, Valentino Rossi, Michael Schumacher, Ronaldo, Lance Armstrong e Tiger Woods, assim como as equipas de futebol do Barcelona, do Manchester United, as seleções de Itália, do Brasil e da Grécia ou a Renault Fórmula 1.
É também atribuído anualmente um prémio de carreira, que já distinguiu atletas como Pelé, Franz Beckenbauer ou Johan Cruyff.
Os prémios são anunciados e atribuídos numa gala transmitida pela televisão para todo o mundo e que, por duas vezes consecutivas, se realizou em Lisboa, em Portugal, em 2004 e 2005.
Os prémios Laureus, para além de distinguirem quem mais se destacou a cada ano em matéria desportiva, pretendem unir a comunidade desportiva para que esta apoie os fundadores e associados do Laureus a sustentar projetos de âmbito social programados para todo o mundo. A Laureus Sport for Good Foundation (Fundação Laureus para o Desporto pelo Bem) tenta cativar as crianças e jovens para que recorram ao desporto como forma de promoção social.
O presidente da Academia Laureus é o antigo atleta norte-americano Edwin Moses, que é acompanhado por outros atletas de renome já retirados da competição como Bobby Charlton, Boris Becker, Emerson Fittipaldi, Franz Beckenbauer, John McEnroe, Martina Navratilova, Mark Spitz, Michael Jordan, Miguel Indurain, Nadia Comaneci Pele, Sergei Bubka e Severiano Ballesteros.
Como referenciar: Prémio Laureus in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-02 07:26:14]. Disponível na Internet: