prestígio

O termo abarca múltiplos significados, como, por exemplo: importância social; autoridade moral; sedução admirativa exercida por uma pessoa, instituição ou coisa; consideração, avaliada pelas qualidades pessoais, pelo papel e pela posição social; ou uma conceção relacional baseada na avaliação e no reconhecimento da audiência, face ao prestígio de algo ou de alguém. Em todos estes significados o lugar do prestígio pode estar na estrutura social, nas qualidades intrínsecas da pessoa ou grupo ou na relação entre o indivíduo e a audiência. Assim, para alguns autores, o prestígio simboliza o poder simbólico, para outros, o estatuto individual; no entanto, Marshall distingue claramente prestígio de estatuto, afirmando que o prestígio é mais dinâmico, informal e centrado no indíviduo do que o estatuto, distinguindo ainda o "estatuto social pessoal" do "estatuto social posicional".
O prestígio conquista-se através do investimento e esforço pessoais ou através de qualidades inatas, demonstrando-se através de recompensas simbólicas ou materiais, podendo ser maior ou menor e ser atribuído a uma pessoa, a um grupo ou a uma unidade social. O reconhecimento de prestígio a alguém ou a algo depende da posse de qualidades, que variam com o tempo e as sociedades; contudo, a profissão ou a ocupação exercida é, geralmente, um elemento valorizado na atribuição de prestígio, havendo hierarquias de prestígio nas profissões. Por outro lado, o reconhecimento de prestígio depende também de fatores relacionados com a pertença a certos grupos sociais, que podem ser vistos como mais ou menos capazes de aceder ao prestígio.
Como referenciar: prestígio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:24:19]. Disponível na Internet: