primeira broadcast de vídeo e áudio através da Internet

A primeira broadcast de vídeo e áudio teve lugar em 1992, a título experimental, através de uma porção da Internet chamada MBONE (Multicast Backbone on the Internet), uma extensão da rede que permite o chamado "IP multicasting", ou seja, a transmissão bidirecional de dados entre múltiplos destinos.
No ano seguinte, a 24 de junho de 1993, o grupo americano Severe Tire Damage, transmitiu ao vivo para todo o mundo, através da Internet, um concerto de música em direto de Palo Alto, na Califórnia.
O grupo era então formado por quatro músicos em part-time, todos eles ligados profissionalmente à indústria de computadores americana: Steve Rubins, Mark Manasse, Russ Haines e Mark Weiser.
A 18 de novembro de 1994, também os Rolling Stones seguiram o exemplo, transmitindo em direto pela Internet um concerto em que apresentavam o álbum Voodoo Lounge.
Como referenciar: Porto Editora – primeira broadcast de vídeo e áudio através da Internet na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-23 03:06:37]. Disponível em