Primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal

A 24 de agosto de 1958 realizou-se no circuito da Boavista, no Porto, o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal. Nunca Portugal tinha recebido um evento desportivo automobilístico de tamanha projeção internacional. Dessa forma, não estranhou que o circuito da Boavista se enchesse com milhares de pessoas para assistir à prova, apesar do tempo chuvoso. A grandiosidade do espetáculo despertou as atenções gerais e o interesse da cidade, que viu as lotações dos hotéis ficarem completamente esgotadas.
O vencedor foi o britânico Stirling Moss, ao volante de um carro da marca Vanwall, que demorou duas horas, 11 minutos e 27 segundos para cumprir as 50 voltas à pista de 7500 metros, num total de 375 quilómetros percorridos. A volta mais rápida ao circuito pertenceu ao piloto da Ferrari, Mike Hawthorn, que se viria a sagrar campeão do mundo nesse ano.

Nenhum acidente ensombrou o êxito da prova, que no ano seguinte se transferiu para o circuito de Monsanto, em Lisboa, voltando a disputar-se na Boavista, Porto, em 1960.
Como referenciar: Primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-25 07:54:39]. Disponível na Internet: