prosobranquiados

Subclasse da classe dos gastrópodes, do filo dos moluscos, constituída por mais de 25 000 espécies.
Na sua grande maioria são marinhos, alguns de água doce, e terrestres. São caracterizados pelo facto de nenhuma das espécies ter experimentado qualquer torção e todas apresentarem os cordões nervosos formando um oito. Este grupo é o mais variado dos gastrópodes, quanto ao tamanho, estrutura, hábitos alimentares e habitats onde se encontram. Da mesma forma que o gastrópode mais primitivo pertence a esta classe, também a ela pertencem as formas mais evoluídas.
Muitos possuem buracos ou fendas na concha, sobre a cavidade do manto, para permitir a saída da água e impedir a deposição de detritos. A rádula é caracterizada pela sua grande quantidade de dentes (exceto nas lapas). A maioria é herbívora.
Nesta subclasse incluem-se moluscos muito vulgares como as lapas (género Acmaea, Patella), as orelhas-do-mar (género Haliotis) e ainda os géneros Tegula, Calliostoma e Turbo.
Como referenciar: prosobranquiados in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 07:14:25]. Disponível na Internet: