psicologia metafísica

A psicologia metafísica, ou melhor a metapsicologia, é um ramo da psicologia que se dedica exclusivamente ao estudo dos fenómenos que vão para além da psicologia empirista, ou seja, daquilo que se conhece através da experiência e que está comprovado cientificamente (o empirismo defende que a experiência é a fonte de todo o conhecimento).
Os dois termos, que dão nome a esta ciência, assumem extrema importância. Psicologia é o estudo do comportamento nas suas mais variadas formas e metafísica é um ramo da filosofia que estuda a natureza do homem e do universo. Um fenómeno é considerado metafísico quando, aparentemente, não se conhece nenhuma teoria física que o explique (por exemplo, o caso das premonições).
A metapsicologia é considerada, por muitos, um sinónimo da parapsicologia (ciência que estuda todos os fenómenos que não são explicados em termos de princípios ou leis cientificas como, por exemplo, clarividência, telepatia, etc.).
É, como nas outras ciências, uma tentativa de formular leis e princípios que abarquem todo o campo da psicologia que estuda os comportamentos por esta última ainda não explicados.
Como referenciar: psicologia metafísica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 23:22:04]. Disponível na Internet: