Psitacídeos

Família de aves, da ordem das psitaciformes, constituída por trezentas e quinze espécies. Esta família, única da ordem dos psitaciformes, agrupa um conjunto de aves que se caracterizam pelo bico robusto e estreito, com rebordos cortantes e o extremo em forma de gancho. A mandíbula superior ultrapassa nitidamente a mandíbula inferior. Os rebordos cortantes do bico permitem que as aves agarrem firmemente as sementes de que se alimentam ou se segurem nos ramos. Os Psitacídeos são geralmente arborícolas e trepadores e utilizam o bico quando se deslocam. São em geral bons voadores. O seu regime alimentar é constituído por frutos, rebentos, folhas, grãos e sementes. Embora podendo comer pequenos animais são essencialmente fitófagos. Têm as patas preênseis com dois dedos para a frente e dois para trás. A plumagem de cores muito vivas como o azul, amarelo, verde, vermelho e branco é geralmente brilhante.
Os Psitacídeos são, em geral, aves gregárias que constituem grupos mais ou menos numerosos. Acasalam para toda a vida e só a morte de um dos elementos do casal dissolve a união. A postura dos Psitacídeos não é bem conhecida, pensando-se que seja de dois ovos. Vivem nas regiões tropicais e do hemisfério sul. A sua longevidade é elevada podendo atingir os oitenta anos. As catatuas, as araras, os papagaios e os periquitos são exemplo de Psitacídeos
Como referenciar: Psitacídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-19 22:47:15]. Disponível na Internet: