pulverometalurgia

A pulverometalurgia consiste num ramo da metalurgia que se ocupa da produção de pós metálicos, sua compactação por prensagem ou laminagem e posterior sinterização. Através da pulverometalurgia ou metalurgia de pós é possível fabricarem-se artigos metálicos com formas simples ou complicadas sem que haja necessidade de recorrer aos processos clássicos de fusão, vazamento, trabalho mecânico, etc. O pó metálico pode ser produzido por diferentes processos, tais como trituração de metais frágeis, redução de óxidos metálicos finamente fragmentados, eletrólise, pulverização de metal fundido, etc.
Como exemplos de aplicação da pulverometalurgia, podem citar-se: a obtenção de peças de metais de alto ponto de fusão (metais refratários), tais como tungsténio, molibdénio e tântalo; a produção de peças de metal duro, carboneto de tungsténio, carboneto de tântalo, ou de misturas de compostos cerâmicos e pós metálicos, e ainda o fabrico de ligas de cobre contendo grafite e outros materiais usados em chumaceiras, tais como metais porosos impregnados de óleo (materiais autolubrificados).
Como referenciar: pulverometalurgia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 22:32:30]. Disponível na Internet: