Artigos de apoio

quantum
Designa-se por quantum a quantidade mínima de que certas propriedades, tais como a energia ou o momento angular, de um sistema pode variar. Contudo, estas propriedades não variam continuamente mas em múltiplos inteiros de quanta (pl. dequantum) apropriados.
Originariamente, a designação de quantum era atribuída à descoberta do físico alemão Max Planck (1858-1947), para a menor quantidade de energia luminosa possível, que se representava por q e que era designada por quantum ou quanto de energia.
Planck admitiu teoricamente que q = h.f em que h é uma constante universal denominada constante de Planck e f a frequência da radiação emitida ou absorvida.
Após a descoberta, realizada pelo físico francês Louis Victor de Broglie, acerca da natureza ondulatória da matéria (teoria quântica), utiliza-se a designação quantum, em geral, para as partículas elementares, quando se pretende salientar o seu comportamento corpuscular e não o seu comportamento ondulatório.
Nas ondas e nos campos o quantum pode ser visto como uma excitação, originando uma
interpretação para as ondas e os campos de partículas. Desta forma, o quantum do campo eletromagnético é o fotão e o quantum do campo gravitacional é o denominado gravitão.
Como referenciar: quantum in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-06-27 01:02:17]. Disponível na Internet: