Quem Quer Ser Um Milionário?

Filme de 2008 realizado pelo britânico Danny Boyle e que teve Loveleen Tandam como co-realizador na Índia. O filme é uma adaptação do romance Q & A , vencedor de um Boeke Prize, da autoria do escritor indiano Vikas Swarup, de 2005. O argumento adaptado é da autoria de Simon Beaufy. O filme conta com as interpretações de Dev Patel, Freida Pinto, Madhur Mittal e Anil Kapoor nos principais papéis.
A ação do filme decorre em Mumbai, na Índia e conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem dos bairros pobres da cidade que concorre à versão indiana do concurso televisivo Quem quer Ser Milionário? (Kaun Banega Crorepati) . O jovem acaba por exceder todas as expectativas e responde acertadamente às perguntas que lhe vão sendo colocadas pelo apresentador do concurso, Prem Kumar (Anil Kapoor). A determinada altura, falta-lhe apenas uma pergunta para conseguir ganhar o prémio de 20 mil rupias que será feita na edição seguinte do concurso. Achando estranho que um simples rapaz de bairro tenha tantos conhecimentos, o apresentador alerta a Polícia que o prende por suspeita de fraude. Para provar que não fez batota, Jamal conta a sua história para mostrar que respondeu acertadamente não por ser muito inteligente, mas porque cada uma das respostas estava ligada a algo que lhe acontecera na vida. Ao longo de vários flashbacks, compreende-se que foi a sua experiência que lhe permitiu responder corretamente. O filme teve uma ótima receção por parte do público e por parte da crítica, embora tenha estado envolvido em alguma polémica devido ao tipo de linguagem usada e ao facto de, supostamente, as crianças dos bairros de Mumbai que surgem como atores não terem recebido qualquer pagamento pela sua aparição no filme.
A estreia de Quem quer Ser Um Milionário? ocorreu no Telluride Film Festival, em agosto de 2008, tendo sido exibido depois no Toronto International Film Festival e no London Film Festival.
A qualidade do filme valeu-lhe a nomeação para dezenas de prémios, incluindo para 10 óscares da Academia. Desses arrecadou 8, incluindo os óscares para Melhor Filme, Melhor Realizador (Danny Boyle) e Melhor Argumento Adaptado (Simon Beaufy). Ganhou também 7 prémios BAFTA e 4 Globos de Ouro que premiaram, além de outras, as categorias atrás indicadas.
Como referenciar: Quem Quer Ser Um Milionário? in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 15:03:35]. Disponível na Internet: