QUERCUS

A QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza (ANCN) é uma organização não governamental, que tem por objetivo a conservação e preservação da natureza e dos recursos naturais, assente numa perspetiva de desenvolvimento sustentado. Fundada em 31 de outubro de 1985, a QUERCUS - ANCN vai buscar o seu nome ao género vegetal a que pertencem algumas das espécies arbóreas mais representativas do nosso país, como o carvalho, a azinheira e o sobreiro.
A associação é coordenada por um Secretariado Nacional, o qual assegura a articulação entre os vinte e um núcleos regionais (que dispõem de corpos dirigentes próprios, com grande autonomia) e delegações, englobando a sua estrutura ainda dois centros de educação ambiental (Tejo Internacional e Projeto agrícola Monte da Barata), dois centros de acolhimento e um centro de recuperação de animais selvagens. O funcionamento da associação assenta no voluntariado dos seus associados (cerca de 11 000) e em alguns elementos em regime semi-profissional, afetos à coordenação de projetos. O financiamento é assegurado pelas quotizações dos seus associados, donativos e subsídios atribuídos por entidades estatais e autárquicas.
As áreas de intervenção da QUERCUS são diversificadas, abrangendo o estudo e proteção dos recursos naturais, denúncia e intervenção (como grupo de pressão), gestão de espaços naturais, ações práticas de proteção do meio ambiente, promoção da educação ambiental e ainda estudos de carácter técnico-ambiental, como, por exemplo, dos resíduos sólidos urbanos e reciclagem.
A ação meritória desta associação foi já publicamente reconhecida por diversas vezes, tendo-lhe sido atribuído o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e dois prémios entregues pelas Nações Unidas, o Henry Ford (1994 e 1995) e o prémio Global 500.
Como referenciar: QUERCUS in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-05 03:02:58]. Disponível na Internet: