Questão Sikh

Guru Nanak foi o fundador da religião sikh no século XV, que se veio a tornar a mais expressiva religião da Índia. A maioria dos crentes vivem na região de Punjab, a sua pátria histórica, mas muitos outros encontram-se espalhados pelo território indiano. Existem igualmente comunidades sikhs no Norte de África e até na Europa. O livro sagrado deste credo religioso, que encerra todos os seus princípios e ensinamentos, é o Guru Granth Sahib.
O seu líder espiritual nasceu hindu, mas criou uma doutrina radical que foi transmitida por nove gurus. No século XVII era já uma religião com muitos seguidores e muitos inimigos. Em 1606 assistiu-se ao Martírio de Guru Arjan Dev, ordenado pelo imperador mongol Jahangir, o que exacerbou ainda mais o sentimento religioso dos sikhs.
Na Índia os sikhs representam cerca de dois por cento do total da população, no entanto na sua terra de origem são doze milhões. A sua comunidade é reconhecida por ser muito trabalhadora, uma qualidade ligada às suas raízes camponesas. Ainda hoje muitos sikhs são recrutados para o exército indiano devido às suas ancestrais qualidades de árduos e fiéis trabalhadores.
Como referenciar: Questão Sikh in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 03:56:27]. Disponível na Internet: